terça-feira, 20 de setembro de 2011

Minha experiência com o Swiffy - Ferramenta do google que converte Flash em HTML5


Hoje conheci uma ferramenta muito legal! O Swiffy, do Google. Vou explicar o por quê:
Uma cliente da agência reclamou que o site dela não funciona no Ipad. Claro, o site foi feito em Flash, em 2009, antes do Ipad existir!
Quero deixar claro que Iphones e Ipads não aceitarem Flash é uma palhaçada! Nem o W3C liberou o HTML como versão oficial!
Lá vai eu correr para "refazer" o site e tirar todos os flashs. A minha sorte é que apenas a home e o menu estavam em flash. O menu foi fácil, apenas colocar aqueles "RollOver Image" do Dreamweaver.
Agora na home tinha uma intro com uma intercalação de imagens e textos. Eu pesquisei alguns sliders em Jquery, muitos muito legais, como o Jflow, o Content Slider e o News Slider. Mas nenhum ficaria parecido com a animação em flash que eu tinha feito há dois anos atrás.
Então me deu a louca de procurar sobre "converter flash em html5", apareceram várias opções, como o Wallaby da própria Adobe, mas deu uma preguicinhaa de instalar ele e o Air... pesadão...
Depois vi esse Swiffy do Google. A Ferrament é online, você sobe seu SWF e ele converte em html e vc pode salvar.
Vira um arquivo JavaScript enooooorrmeeee, o meu deu mais de 1MB. Todas as imagens viraram código, sei lá como. A única coisa é que ele não lê fontes diferentes, então tive que converter os textos do flash em curvas antes de mandar para o Swiffy. Maravilha!
Para colocar no meu site, tive que colocar um iframe para posicionar corretamente no meu layout.
Tudo funcionando lindinho! \o/ Até eu mandar para a minha chefe e ela falar... Aqui no meu IE não está funcionando.... :-S
Testes pra lá, testes pra cá, fiz o seguinte: No mesmo arquivo que o Swiffy gerou, no fim dele eu inseri o flash basicão. Se o código Java Script não funcionar, vai aparecer o flash. Gambiarra, mas funcionou!
Testado no Firefox, Chrome, Opera, Internet Explorer e no Iphone da minha colega. Tudo belezinha!

Conclusão: Esse Swiffy quebra um galhão, mas gera arquivos muito pesados e lentos de carregar, e ainda não funciona no Internet Explorer... aguardamos as atualizações!

Quem quiser ver o site funcionando, é só clicar aqui:
www.studioarq.com.br - a versão 2009 em flash
www.studioarq.com.br/teste - a versão em HTML5

2 comentários:

  1. Boa tarde Leonor, parabéns pelo post. Estou tendo o mesmo problema, no IE não funciona esta excelente ferramenta. Então gostaria de entender melhor essa sua "gambirra". Onde e como colocar na página?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pego o arquivo gerado pelo swiffy e no fim dele eu adiciono o código do flash... veja o código fonte deste link: www.studioarq.com.br/abertura_curvas.html Boa sorte! Se conseguir dê um alô!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...