quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curso para Gestante do Hospital ABC - Unidade Materno Infantil em São Bernardo

Olá Pessoal! Hoje eu e o Thiago fizemos o curso de gestante no Hospital ABC - Unidade Materno Infantil aqui em São Bernardo. Este hospital é apenas maternidade, e só aceitam pacientes de ginecologia e obstetrícia. É o antigo Hospital Rudge Ramos, que fica na rua três de Dezembro, 303.
Diferente do famosíssimo curso do Hospital Brasil, em que é feito nas quatro quartas do mês à noite, o curso do Rudge é mais enxuto e é feito em apenas uma manhã, todos os meses.
No curso é mostrada toda a estrutura do hospital, que embora sendo pequeno acho que é o único no ABC que tem UTI neonatal, e como é o fluxo para a internação para ganhar o bebê.
Logo após a enfermeira explica as mudanças que a gestação causa na mulher e todas as variações hormonais, como aumento da frequência urinária, azia, prisão de ventre, inchaços, ansiedade, etc. Ela também explica sobre o pré-natal.
Em seguida o doutor Jamir Piquini explicou sobre o parto. Eu gostei porque ele tem uma posição contra as cesáreas desnecessárias e agendadas. Além disso, ele falou que mesmo com o bebê já encaixado dá para fazer uma cesárea, mas demora por volta de 8 min todo o procedimento. Ele também mostrou o fórceps e nos tirou o medo dele. Disse que se o bebê já está encaixado, sabendo proceder, o fórceps é muito mais rápido. Em apenas um minuto o nenê nasce. Tudo isso com bonecos para nos explicar melhor.
Depois do coffee break foi a vez da nutricionista. Ela recomendou evitar o álcool, diminuir o café, e o que foi novidade para mim foi evitar o adoçante. Ela também deu dicas para diminuir os desconfortos das azias, prisões de ventre, inchaços, etc.
A fonoaudióloga, muito espontânea e engraçada, nos explicou sobre a amamentação. Como posicionar o bebê para ele fazer uma boa "pega", e os cuidados com o seio. A novidade para mim é que agora o recomendado é deixar o bebê mamar no mesmo peito até acabar o leite, para depois trocar. Eu achava que era 15min em cada peito...
A enfermeira voltou para falar sobre o banho e o teste do pezinho. Também foi passado um vídeo sobre como dar banho e limpar o coto umbilical.
Por fim, a psicóloga conversou com todos os casais presentes e pediu para que escrevêssemos uma cartinha para nosso futuro filhote... foi um momento de choradeira geral.... rsrs

Bem, espero poder ter explicado bem sobre essa opção de curso de maternidade em São Bernardo, porque aqui no ABC a gente só conhece o do Hospital Brasil!

Slide da nutricionista

Slide sobre aleitamento, da fonoaudióloga

A supervisora, a enfermeira explicando o banho e a fonoaudióloga

40 comentários:

  1. como faço pra me inscrever neste curso é meu primeiro filho,eu nem sei lidar com um bebe,nunca tive contato com um recem nascido,e tambem to muito preocupada na hora do parto.eu nao sei como fazer pra me internar nesta maternidade,to perdidassa,eu vou ganhar nenem em outubro.manda as instruções pro meu email.Obrigado pela atenção
    sisi_simonemartinslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, você pode visitar o hospital, conhecer lá dentro e se inscrever no curso ligando lá, no tel. 4366-2000, entre em contato com o SAC, com a Andressa ou a Karen. Elas marcam um horário com você.
      A maternidade é pequena, mas muito acolhedora, as enfermeiras dão muita força, ensinam a dar banho com o seu bebê.
      Fica tranquila, eu estava também muito preocupada em cuidar da minha filha, mas eles dão muita segurança, e agora ela tem dois meses e estou me dando bem com ela. Boa sorte!

      Excluir
    2. Ola Leonor sou a Karen

      Gostaria de saber se na enfermaria o meu marido pode me acompanhar durante os tres dias. Sera que vc saberá me responder


      Ate logo
      Obrigada desde ja

      Excluir
    3. Olá Kaká, não sei te responder, quando fiquei lá era quarto, e tinha direito a um acompanhante. Não posso confirmar, mas acredito que em enfermaria não pode ter acompanhante. Liga lá, eles te informam melhor. Bom parto!

      Excluir
  2. Oie, e como foi seu parto? Tranquilo?
    Adorei a materia!

    qualquer coisa me responde por email kelly@dogo.com.br

    um abaraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! Meu parto foi muito tranquilo lá no hospital. Só fiquei muito ansiosa por que queria normal, mas no fim foi cesárea mesmo... tem mais detalhes nesse link: http://leonorfco.blogspot.com.br/2012/07/leticia-chegou-relato-do-meu-parto.html Um abraço!

      Excluir
  3. Olá gostaria de saber como é a extrutura do hospital, principalmente os quartos, e também em relação as visitas. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hospital é pequeno tem poucos quartos, e eles são simples, não tem muito luxo. Mas tem tudo que vc precisa. Armário, lençóis, água à vontade, eles dão fraldas, algodão, álcool 70% e me deram até umas amostras grátis de shampoo johnson. Quem fica em apartamento tem visita das nove da manhã até às oito da noite, mas quem fica em enfermaria tem apenas uma ou duas horas de visita, eu não lembro mais que horas eram. Qualquer coisa liga no hospital! 4366-2000 Boa sorte!

      Excluir
  4. Achei ótimo seu texto, estou no final da gestação e ate agora pensava em ter o meu BB em Sto André, porém moro aqui em SBC, sendo assim, tendo uma boas informações vou marcar uma visita, mas obrigada pelo depoimento!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite me chamo Rosangela estou de 23 semanas tem como ainda marcar o curso da gestante obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela, o curso tem todos os meses. É só ligar lá, ver o dia que vai ser o próximo e marcar. O telefone é 4366-2000. Boa sorte e bom parto!

      Excluir
  6. OLá como são os berçários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O berçário é pequeno, pois os recém-nascidos ficam apenas algumas horas lá, e logo depois já vão para o mesmo quarto da mãe. A Letícia nasceu às 22h e às 2h da manhã já estava no meu quarto! Mas caso necessite eles têm UTI neo-natal, acho que é o único hospital na região que tem. Bom parto!

      Excluir
  7. Oi Leonor, tudo bem? Estava pesquisando sobre esse hospital e achei seu blog. Estou pensando em ter meu bebê lá, aliás é o único que atende meu convênio. Você fez o pré-natal lá? Poderia me indicar algum médico? Algumas semanas atrás eu estive lá por conta de um sangramento que tive, mas passei só no pronto atendimento mesmo. Gostei da forma como fui atendida e de como eles cuidaram de mim... Mas não tenho nenhuma outra referência. Bjo! Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, lá é só hospital mesmo, acho que eles não fazem o pré-natal lá. Eu fiz o pré-natal na clínica do meu convênio (Medial), e era cada dia um médico... no fim da gravidez acabamos pagando particular para uma médica e as últimas consultas e o parto foram feitos por ela, a Dra. Eliana Duarte Lopes. Mas os médicos do Hospital são muito bons e experientes, no pânico dá para chegar lá e ter o parto com o plantonista na boa. Eu fui atendida no hospital pelo Dr. Lino e tb pela Dra. Ângela. Espero poder ter ajudado, e bom parto! Depois conte como foi! Felicidades!

      Excluir
  8. Muito bom seus comentários, pretendo ganhar nesse hospital, vc sabe me dizer se tem algum site do próprio hospital para eu poder ver melhor?! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ólá, o eles não tem site próprio, acho que muita gente que procura pelo hospital acaba caindo no meu blog! rsrs você pode visitar o hospital, conhecer lá dentro e se inscrever no curso ligando lá, no tel. 4366-2000, entre em contato com o SAC, com a Andressa ou a Karen. Elas marcam um horário com você.

      Excluir
  9. Olá Leonor, muito obrigada pelas informações, realmente todos que procuram informações sobre o hospital acabam caindo no seu blog e ainda bem que temos ele para consulta, Deus abençoe acabei de marcar minha visita e gostaria muito de fazer o curso também, só espero que consiga conciliar com o horário de serviço, bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, vi que seu bebezinho já nasceu! Parabéns! Vc teve ele no hospital da 3 de dezembro? Foi tranquilo? Deixe notícias por aqui! Obrigada, Leonor

      Excluir
  10. OI bom dia.....
    Menina estava procurando alguma referencia desse hospital, porque meu convenio também só atende lá, como é a primeira vez que vou ter um neném...kk Estou mto perdida. Vc disse que o pré natal não foi feito no hospital né, foi particular com outra medica , Vc pode me passar o Telefone dela, e o valor da consulta?
    O parto foi pelo convenio ou vc teve que pagar alguma coisa?
    Mto obrigada e felicidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o pré-natal na própria clínica da medial, cada dia com um médico... nos dois últimos meses é que parei em apenas uma médica, que era particular.

      Dra. Eliana Duarte Lopes
      Endereço: Jurubatuba, 845 - 9º Andar
      Centro - São Bernardo do Campo/SP
      CEP: 09725-210
      Telefone(s): 11 43306839; 11 23741512; 11 41212600

      Eu paguei o parto à parte para ela, mas se vc der entrada direto no hospital eles te fazem o parto pelo plano, mas com o médico que estiver atendendo no momento. Os médicos de lá também são muito bons e experientes. Bom parto, e depois conte como foi aqui!

      Excluir
  11. Olá, Boa tarde!!!Vc sabe o que devo levar p/ o bebê ...como eles não tem site não sei o que precisa ?tem hospitais que tem q levar tudo como:fraldas, produtos de higiene p/o bebê , não sei a quantidade de macacões , entre outros.
    Grata: Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, quando vc vai lá no hospital eles te dão uma listinha do que tem que levar. Normalmente vc fica uns três dias lá, se contar umas 3 trocas de roupa por dia vc pode levar umas 10 trocas de roupa para o bebê, com folga. Eu acho que não levei fralda nem shampoo... eles deram uns sachês de shampoo da johnson, fraldas, algodão, álcool 70%... lá eles explicam como usar tudo, até como dar banho. Levei roupa para mim, toalha, modess... como se vc ficasse em um hotel hehehe... Boa sorte, depois mande notícias! Um abraço, Leonor

      Excluir
  12. Olá, vc sabe o que é preciso levar na bolsa da maternidade , não sei o q levar p/ o bebê tem hospitais que é preciso levar até os produtos de higiene ???não sei quantos macacões levar ??grata:Erika

    ResponderExcluir
  13. Leonor, bom dia!!

    Tenho 2 planos de saúde, um meu pela empresa (Santa Helena Saúde) e como dependente do meu esposo (Sul America). Estou fazendo o pré-natal pelo Santa Helena, porém não gostaria de realizar o parto na Maternidade deles, o plano do meu esposo tem como maternidade o Hospital ABC Unidade Materno Infantil, será que se eu continuar o pré natal no meu convênio, o parto poderá ser realizado na Unidade Materno Infantil utilizando o convênio médico do meu esposo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, eu não saberei com certeza essa resposta, mas acredito que pré-natal é uma coisa, e parto é outra. Se vc chegar lá pra fazer o parto eles só vão pedir seu documento e a carteirinha do plano para te internar. Só vão pedir o cartão do pré-natal quando vc já estiver internada, para os médicos olharem. Qq coisa liga lá: 4366-2000 Boa sorte e bom parto!

      Excluir
  14. Oi tive minha filha nesse hospital e fui muito bem cuidada porém depois q minha filha nasceu foi para uti do msm hospital q só saiu de lá depois de 5 dias morta. Sabia dos riscos q ela corria menos q poderia ser destubada e ninguém dentro da uti viu e qd viram foi tarde demais. Vcs acabaram com a minha família, enfermeira e o médico responsável vcs descuidaram de um bb indefeso q nunca fez nada de mal pra ninguém. Vcs tirando o direito dela lutar pela vida minha guerreira e hj um lindo anjo. Monstros assassinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, meus sentimentos pela sua filha, deve ser extremamente difícil a dor de perder um filho. Sou apenas uma paciente que teve nenê lá e publicou suas impressões do hospital. Que Deus conforte o seu coração e de toda a família, e que vc possa se recuperar e continuar a vida, quem sabe com um outro nenezinho no futuro... felicidades...

      Excluir
  15. Gostaria de saber se em parto normal eles usam a anestesia peridural ou não?E se é preciso fazer algum agendamento antes de ganhar nene....Obrigada e parabens pelo blog vc explica tudo muito bem bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, Não vou saber te dizer sobre a anestesia, isso eu acho que só na hora com a equipe médica... Não é preciso fazer agendamento não. É só chegar com os documentos, cartão do plano e o cartão do pré-natal na hora que vc achar melhor. Bom parto!

      Excluir
  16. Como faço para me inscrever neste curso uma vez que vc o realizou a algum tempo...estou a procura de um hospital bom de confiança e que me traga tranquilidade. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode visitar o hospital, conhecer lá dentro e se inscrever no curso ligando lá, no tel. 4366-2000. Boa Sorte!

      Excluir
  17. Boa tarde Leonor,

    Sabe nos informar se lá é permitido que o marido assista ao parto?
    E se mesmo com parto normal, ficamos 3 dias no hospital... ou varia por pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, é permitido sim, meu marido me acompanhou durante o parto. E tem que ficar três dias sim, pois o exame do pezinho é feito com 48 horas após o parto. Você já vai estar recuperada, mas terá que aguardar esse exame para ter alta sua e do bebê... Bom parto!

      Excluir
  18. Gostaria de saber se tem como marcar consulta com algum médico do hospital antes de começar a sentir as dores do parto,ou se tem que ir direto e faz a consulta normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, não tem como marcar consulta, pois lá é um hospital, e eles só atendem na hora, ou quando vc se sentir mal durante a gravidez. Eu, no fim da gravidez, passei mal da pressão e fui bem atendida lá.

      Excluir
  19. gostaria de ta visitando a maternidade vou ganhar minha bb no final de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marjorie, vá diretamente ao hospital ou ligue para eles 4366-2000 que eles te atenderão. Obrigada pela visita e bom parto!

      Excluir
  20. Boa noite! gostaria de saber se eu consigo agendar a visita para um final de semana ? e se nessa visita meu esposo pode ir junto?

    ResponderExcluir
  21. Leonor boa tarde, acabei de descobrir minha gravidez e marquei minha consulta pra início do pré natal com o médico Jamir q VC citou no seu texto. Procurando já desesperada por uma maternidade cai em seu blog e VC me deixou mto tranquila. Agradeço pelo seu post. E sempre q tiver dúvidas e puder te deixarei um recado aqui OK!? RS. Uma ótima tarde. Bjao

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...