sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Esclarecimentos quanto à lei de sacrifício de animais - Edson Portilho

 
Desde abril tenho recebido várias mensagens (veja aqui a primeira) de uma lei que um deputado do Rio Grande do Sul, Edson Portilho, criou aprovando a tortura e matança de animais, sob a justificativa de serem usados em rituais religiosos afro-brasileiros. Fiquei muito revoltada com isso, mas fui averiguar e descobri que as mensagens divulgadas estão distorcidas, puxando sardinha para um lado só. Não tem nenhuma notícia imparcial para termos a nossa própria opinião. Então estou reunindo algumas notícias para pensarmos melhor a respeito disso.

Vamos lá. A lei realmente foi aprovada, em 2003, APENAS para o Rio Grande do Sul.
O deputado que criou a lei não é mais deputado, nem mais vereador de Sapucaia do Sul. Hoje ele é apenas um professor.
Em 2004, o governador colocou mais um texto para esclarecer:
Art. 2º Para o exercício de cultos religiosos, cuja liturgia provém de religiões de matriz africana, somente poderão ser utilizados animais destinados à alimentação humana, sem utilização de recursos de crueldade para a sua morte.

Em pleno 2011, 8 anos após a lei, o Twitter está bombando com gente revoltada querendo esfolar vivo o ex-deputado. Até a Rita Lee se revoltou e mandou pragas para ele!

A minha opinião, se vale alguma coisa, é a seguinte:
1: Também não concordo com essa "emenda" na lei, liberando as religões afro de fazerem o que quiserem com os animais. Quanto à lei, acho que, ou deveria ser proibido para todos ou liberados para todas as religiões, pois todas tem direito ao respeito. Se é crueldade matar galinhas pretas num ritual afro, é crueldade matar cordeiros em cerimônias judaicas? Isso é racismo ao contrário. E outra: Quantos animais são criados e mortos diariamente para nós nos alimentarmos? Isso também não é crueldade?

2: Eita história velha pro povo ficar revoltado só agora. Muitos acham que o texto é recente, se revoltam e xingam o autor da lei, que na verdade nem é mais deputado.

3: Independente de se concordar ou não, devemos respeitar o cara como pessoa. Muitos estão ameaçando, falando com muita violência no twitter e no facebook. Pô, todo o amor pelos animais que você tem acaba aí, querendo esfolar o cara vivo?

4: Acho que temos que voltar nossos esforços para problemas com os animais e meio ambiente mais essenciais no momento, como a poluição, o desmatamento, o aquecimento global... e também sermos coerentes. Quantos estão revoltados com essa lei e continuam se empanturrando de picanha nas churrascarias?

http://www.oxum.com.br/site/novidadesInterna.asp?idNoticia=14
http://edsonportilho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...