quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Letícia chegou! Relato do meu parto

Olá pessoal, faz muito tempo que não apareço por aqui, não é? Bem, desde o dia 24 de Abril eu virei mãe, e a minha vida mudou muito. Vou contando aos poucos, nos intervalos das mamadas...
Bem, em primeiro lugar quero contar como foi meu parto.
A Letícia estava para chegar dia 16 de abril, quando completaria 40 semanas da gravidez, mas desde a 36ª semana eu já estava muito ansiosa para a chegada dela, já que muitos partos acontecem a partir desta semana.
Durante a gravidez, eu pesquisei sobre partos e vi muitos sites falando das vantagens do parto normal e da dificuldade de conseguir este parto aqui no Brasil, principalmente nos planos de saúde, pois a cesárea dá todo o controle na mão do médico, rapidez e mais dinheiro, é claro! Vi sites de parteiras, doulas, do próprio governo incentivando o parto normal e decidi: Vou tentar o parto normal!
Meu marido e minha mãe me acharam uma louca. Principalmente porque eu preferia ter o parto com o plantonista do hospital. Mas eles me convenceram a contratar uma médica.
Ela falou que faz parto normal, mas com algumas ressalvas, como por exemplo se passar muito do tempo ou se a pressão aumentar ela faria a cesárea.
Todo o pré-natal foi tranquilo, na normalidade. Chegando no último mês, passou a semana 36, 37, 38, 39... e nada de trabalho de parto. Apenas muito inchaço, cansaço, ansiedade e irritação. Na semana 40 eu entrei de licença.
Chegou o esperado 16/04, e nada... dia 18 fui na médica, ela fez exame de toque e falou que a Letícia quer ficar na barriga... Então marcou para o dia 23 a indução do parto com ocitocina, um hormônio que acelera o trabalho de parto.
No dia 23, já na semana 41, fui lá no hospital, ela fez um exame de toque bem forte, machucou um pouco, mas ela falou que com esse cutucão o trabalho de parto podia começar. Pediu para eu voltar no dia seguinte.
às 7h do dia 24 estava eu e o maridão no hospital. A doutora fez outro toque, agora tentando estourar a bolsa, mas nada. Fiz alguns cardiotocos e às 11h entrei na ocitocina.
Até às 17h não senti uma contração sequer. Só sentia tristeza, pois eu já percebia que o meu sonho não ia acontecer... Eu e o marido perdendo dias de licença, toda a família já na sala de espera do hospital na expectativa... decidi: Cansei de esperar e vou para a cesárea.
Falei com a médica às 20h, ela falou que tudo bem. Preparou a sala de parto e a equipe, e às 21h50 a Letícia nasceu! Finalmente!
Eu fiquei muito feliz com a chegada dela, mas chateada por não ser do jeito que eu queria. Realmente aqui no Brasil os médicos não querem esperar o nenê nascer quando ele quer. Eu acho que se eu esperasse, ela nasceria lá para o dia 30!
Bem, vou deixar os links que formaram a minha opinião, mas realmente não podemos ficar na expectativa de um parto lindo. Isso é para poucas, muito insistentes. Quem sabe nos próximos anos esse pensamento dos médicos mude!

http://maternamente.blogspot.com.br/
http://www.partodoprincipio.com.br/
http://www.maternidadeativa.com.br/
Cesárea em hospitais particulares de SP supera 80%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...