quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Natação na Gravidez!

Quando soube da gravidez a minha primeira preocupação era com o peso, pq eu já sou bem gordinha... Graças a Deus os primeiros meses foram tranquilos, engordei uma média de 1kg por mês. Agora que estou no sétimo mês estou engordando mais, e levei bronca da médica... então eu esperei passar o ano novo e caí na piscina, como sempre gostei de fazer. Estou fazendo 1x por semana de natação e 1x por semana de hidroginástica.
Ontem consegui fazer 29 voltas, quer dizer, mais de 1000m nadando, e com o barrigão! Estou tão orgulhosa de mim!

Descobri que na academia que vou tem apenas 3 gestantes fazendo hidro, e o instrutor falou que é a primeira vez que ele vê uma gestante fazendo natação! o.O
Como hidro já é um exercício bem comum na gestação, resolvi fazer um post apenas sobre natação, e os benefícios que ela traz.



Para quem já tem condicionamento para a natação e a gravidez está transcorrendo sem problemas, não há contra-indicação.
Após o sétimo mês, evite apenas ficar imersa na água por mais de 30 minutos porque o tampão mucoso, que protege a bolsa d’água de infecção, começa a se se desmanchar, o que pode acarretar ruptura prematura da bolsa.
De maneira geral, existem algumas boas dicas para a mulher que pretende se exercitar mas não tem possibilidade de participar de algum programa específico:
Em qualquer programa que inicie, não realize sem orientação de um professor e orientação médica..Atente as recomendações:
1-Procure sempre se manter durante o exercício numa intensidade de leve a moderada, ou seja, de maneira que você possa manter uma conversa sem se sentir ofegante, por exemplo.
2-Use roupas adequadas, maiôs confortáveis que pressionem em excesso o abdomen. Toucas que não incomodem prejudicando a circulação.
3-Durante a gestação sua flexibilidade altera, em condições normais a água propicia maior amplitude articular, articulares, por isso muita atenção também ao alongamento pré e pós atividade.
4-Mantenha sempre uma garrafa de água por perto para que você possa se hidratar sempre que sentir necessidade.
5-Se nadar ao ar livre observe o melhor horário, pela manhã cedo ou no final da tarde, horários em que o sol é mais brandos e com umidade do ar mais agradável, mas ainda assim use filtro solar para evitar aparecimento de manchas, muito comum na gravidez.
6-De maneira geral, é indicado nadar de duas a três vezes por semana durante aproximadamente trinta minutos. (pode ser 45min. mas o aproveitamento maior ocorre nos 30min.)
7-Existem também algumas sensações que sinalizam a hora de interromper a atividade e consultar seu obstetra como dor no baixo ventre, sangramento vaginal ou líquido escorrendo, forte dor de cabeça repentina ou tontura, contração uterina, náusea e ânsia de vômito, visão borrada ou manchas na frente de seus olhos, palpitação ou falta de ar.

Desde que bem executado, o exercício traz inúmeros benefícios.
Pesquisas comprovam que a atividade física auxilia na manutenção do peso e portanto, na prevenção de doenças associadas ao sobrepeso como diabetes e hipertensão arterial, diminui complicações obstétricas, o risco de parto prematuro, a fase ativa do parto, ou seja, a mulher fica mais forte para ajudar seu bebê a nascer e diminui também a incidência de cesárea, além de melhorar a capacidade física para o parto e para cuidar do recém nascido.
A natação além de propiciar benefícios físicos, pode ser também mais um momento de muito prazer em que a mulher percebe as transformações trazidas pela gravidez, vivencia as mínimas sensações de seu corpo e do seu bebê e assim se prepara para a maternidade.
Caso a gestante saiba nadar o professor deverá após o aquecimento, adotar o estilo Crawl e Costas, com exceção do Borboleta.
O nado Peito só na posição de Costas. Evitar mergulho da borda da piscina, pois são contra-indicados.
A natação proporciona uma série de benefícios para a gestante como melhora da capacidade respiratória, fortalecimento muscular global inclusive dos músculos pélvicos preparando a grávida para o parto, melhora do retorno venoso diminuindo edemas, auxilia a manter a forma ajudando a melhorar a auto-estima e etc. Todos os nados podem ser praticados com exceção do nado borboleta, pois o peso da barriga e os movimentos ondulatórios podem prejudicar a coluna.

Portanto, consulte seu médico e aproveite!"


Vantagens do trabalho aquático na gestação

Durante a gestação a queixa mais comum é a do “corpo pesado”, o que na água é reduzido, fazendo com que as alunas se sintam realizadas durante a execução dos exercícios aquáticos, reforçando o lado psicológico de cada uma.
A flutuação fornece suporte completo a elas, resultando em efeitos que me terra seriam praticamente impossíveis, ou pelo menos desconfortáveis.
A liberdade durante a flutuação ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistência do atrito, auxiliando a movimentação.
Além disso, com o corpo submerso, o estresse articular também é diminuído, o que deve ser levado em consideração na execução dos exercícios de alongamento.
O trabalho aquático produz ainda uma menor incidência de varizes, um controle maior sobre a freqüência cardíaca materna e fetal, um aumento na diurese diminuindo a formação de edemas, um controle sobre o aumento de peso, o aumento da resistência muscular, um controle postural acentuado e a melhoria na sociabilizarão e auto-imagem.

Efeitos terapêuticos da água

Quanto à dor e aos edemas
A água relativamente aquecida reduz a sensibilidade das terminações nervosas sensitivas, proporcionando a diminuição da dor e, pela ação da pressão hidrostática a diminuição de edemas.

Quanto à musculatura
A partir do aquecimento muscular, ocorre a diminuição do tônus muscular, favorecendo o relaxamento e a diminuição dos espasmos musculares, além do alongamento muscular, fortalecendo e aumentando a resistência muscular.

Quanto à articulação
Facilita a mobilidade e a manutenção da amplitude articular com menor esforço.

Quanto ao equilíbrio e esquema corporal
Utilizando-se as propriedades físicas da água, é favorecido o equilíbrio, a recuperação e a conscientização corporal.

Quanto à reeducação da marcha
A relação entre profundidade e descarga de peso corporal favorece a etapa de suporte de peso na reeducação da marcha (alterada pela modificação pélvica). Quanto mais profunda a água, menor a descarga do peso corporal sobre os membros inferiores.

Nadar Durante A Gravidez
Os bebês, mesmo ainda no útero materno, ouvem os diálogos dos pais e aprendem muitas coisas. Por isso, se os pais vivem sempre em harmonia, trocando palavras de afeto, esperança e amor com certeza nascerá uma criança sadia e de boa índole conforme o desejo deles. Num lar de ambiente harmonioso e estimulado, crescem bons filhos.
Durante os nove meses de gravidez, a mulher passa por uma série de modificações físicas, orgânicas e psicológicas. Que a torna diferente em todos os sentidos com necessidades e interesses voltados a esta importante fase de sua vida.
A Natação e a Hidrogestante (ginástica na água para gestante), são as atividades mais indicadas para atendê-las. Por serem realizadas no meio liquido, o corpo receberá inúmeros benefícios advindos das propriedades da água, o que muitas vezes amenizará alguns incômodos comuns na gravidez (dores lombares, prisão de ventre, inchaço e outros).
Essas atividades são indicadas apenas para as gestantes que tenham uma gestação ocorrendo dentro das normalidades, podendo ser realizadas até nos dias bem próximos do parto. É de suma importância o médico (Obstetra), liberá-la para as atividades.
Exercitando-se na água a gestante se sentirá bastante segura, uma vez que estará evitando o risco de queda e de impactos acentuados. O corpo poderá ser trabalhado por inteiro com uma variedade enorme de exercícios e praticamente sem perigo de lesões.
Os benefícios trazidos pela prática da Natação ou a Hidrogestante, durante a gestação são muitos. Podendo destacar os mais importantes:
· Alívio de dores nas costas (tensão);
· Redução do edema de membros;
· Melhora a auto-estima;
· Relaxamento e massagem do corpo;
· Mantém e condicionamento físico durante a gestação, com diminuição da dor;
· Fortalece a musculatura postural, fazendo com que o peso corporal seja aliviado e melhor suportado. Dessa forma tornando a Cifolordose compensatória menos acentuada, melhorando a postura e enorme 

2 comentários:

  1. Olá Leonor. Vejo que já tem um tempinho que escreveu esse artigo e vou ser a primeira a comentar...rsrsrs.
    Eu adoro natação, tenho procurado fazer 4 vezes por semana. Estou querendo engravidar pela segunda vez e estava justamente procurando saber se eu poderia nadar na gestação.
    Na minha primeira gravidez, logo no início, tive um descolamento de placenta e também estava viajando muito. Acabei não fazendo exercício nenhum. Hoje tenho outro ritmo e não quero nem pensar em ficar parada.
    Acho que vou curtir muito nadar grávida!
    Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigada pelo primeiro comentário! rsrs Acho que a natação é um ótimo exercício para as grávidas, principalmente para as que já nadavam antes. Boa sorte com a gravidez!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...