terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sudão: uma batida pela paz!

Olá Pessoal! Vi essa notícia no Verão MTV de ontem e achei muito importante. Há anos o Sudão sofre com confrontos entre etnias diferentes, e o povo Fur é o mais atingido.

Em 09/01/2005 O governo sudanês decretou o fim da guerra civil que dominava o país desde os anos 80, em um acordo de paz. Cinco anos depois, os conflitos já mataram mais de 2 milhões de pessoas e tiraram 4 milhões de suas casas, além de torturas e estupros, e estão crescendo, com a possibildade da guerra voltar. Os países ricos ignoram este fato, talvez pela falta de interesses financeiros, como o Iraque que tem petróleo.

Daqui há um ano, haverá um referendo no Sudão para decidir se o sul (a província de Darfur) se tornará um país independente, podendo ocorrer mais lutas na região.

Para tentar alertar sobre este conflito, foi criado o site http://www.sudan365.org/ e um vídeo que reuniu percussionistas de todo o mundo na campanha "Beat for Peace" (Batida pela Paz). O clipe, que dura cerca de 4 minutos, mostra Nick Mason (Pink Floyd), Richard Jupp (Elbow), Phil Selway (Radiohead), Stewart Copeland (The Police), Jonny Quinn (Snow Patrol), Caroline Corr (tinha que ter The Corrs :-P) e músicos regionais de diversas partes do globo (inclusive do Rio de Janeiro) “batucando pela paz”.

No site qualquer pessoa pode fazer um upload de vídeo ou foto fazendo uma batucada também, para apoiar. Acho que vou pegar a bateria do Rock Band e mandar meu vídeo! Faça o seu também e divulgue esta campanha!


Sudan 365: A Beat For Peace > 9 January 2010 from Khaled Naga on Vimeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...